Atividades

Principais Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

Estudo e Discussões em Grupo (Journal and Book Clubs)

  • Inclui a realização de grupos de estudo coletivos, envolvendo docentes, colaboradores e estudantes, proporcionando um ambiente participativo para as discussões dos temas de interesse e construção do conhecimento interdisciplinar. Pelo menos uma vez por semana, todo grupo PET Tecnologias em Saúde se reúne para realizar discussões sobre os temas abordados pelo programa - funcionamento do corpo humano, inserindo nessa abordagem a fundamentação teórica e prática de áreas tradicionais do conhecimento em Ciências Exatas (Física, Química, Matemática e Computação). A proposta é motivar a construção do conhecimento nessas áreas tradicionais, a partir de modelos físicos, químicos e matemáticos dos diversos sistemas presentes no corpo humano. Como referências para estas atividades são empregados livros e artigos científicos que tratem da temática de estudo em questão, sempre realizando uma leitura prévia e buscando apoio de vídeos e/ou aplicativos que ilustrem o conceito ou sistema estudado, ou mesmo a sua aplicação em dispositivos/equipamentos de diagnóstico, terapia ou na vida cotidiana.
Programação de Séries e Filmes (CinePET)
  • Uma programação de séries e filmes é realizada ao longo do ano, como atividade motivadora e introdutória aos temas de interesse do grupo PET Tecnologias em Saúde . Após a exibição, há uma discussão aberta e participativa sobre os aspectos abordados pela série ou filme. Já foi exibida a série inglesa produzida pela BBC (British Broadcasting Company) - Inside the Human Body. Apresentada pelo médico e jornalista Michael J. Mosley, a série dividida em 4 episódios explora o funcionamento do corpo humano, desde o nascimento, passando pela vida adulta, até a morte. A série utiliza recursos de computação gráfica para ilustrar vários processos e detalhes que ocorrem no interior do corpo humano.
  • Também são realizadas exibições de vídeos selecionados da série de conferências da fundação TED: ideas worth spreading (Technology, Entertainment,Design)
  • Além de vídeos dedicados a temas ligados à área da Saúde e Tecnologia, são também exibidos temas que abordam os aspectos de Ciência, Educação e Cultura.
Minicursos, Seminários e Debates
  • Anualmente é programada a realização de pelo menos um mini-curso de interesse dos alunos de graduação e da comunidade da Universidade, fazendo uso das competências desenvolvidas pelo grupo PET Tecnologias em Saúde. Como exemplo pode-se citar o mini-curso sobre tratamento estatístico de dados com o uso de programas de livre acesso. O programa R é utilizado como ferramenta estatística no mini-curso, utilizando problemas de interesse na área da saúde para exemplificar o uso e aplicação das variáveis e testes estatísticos disponíveis. 
  • São realizados seminários sobre temas específicos de interesse do grupo PET Tecnologias em Saúde, especialmente aqueles ligados à temática central do grupo (Corpo Humano-Ciências Exatas). Os seminários e debates são realizados por professores convidados da própria Unifesp e de outras Instituições de Ensino e Pesquisa. Estas atividades são abertas a toda comunidade acadêmica e ao público externo em geral, e contam com a participação ativa dos estudantes do grupo na organização e divulgação das apresentações.
Apoio aos Cursos de graduação
  • A proposta do PET Tecnologias em Saúde pretende contribuir para reduzir a evasão e retenção nos cursos, na medida que a temática utilizada se concentra numa das grandes áreas do conhecimento com pior desempenho por parte dos estudantes. O grupo dá apoio aos cursos de graduação da EPM e da EPE - UNIFESP e às respectivas coordenações, através da participação na organização das atividades comuns aos cursos, da produção de material didático específico com nova abordagem em relação às unidades curriculares tradicionais de Ciências Exatas e da monitoria voluntária realizada pelo estudantes do grupo. A participação na semana de recepção aos calouros e a criação biblioteca PET (física e virtual) completam esse apoio.
Divulgação Científica e Extensão
  • As atividades de extensão estão relacionadas à divulgação científica, seja dentro da própria universidade ou em escolas de ensino fundamental e médio, dependendo da abordagem. As ferramentas para esta atividade são seminários, mesas-redondas, filmes, feiras e projetos de ciências. A discussão científica de temas que circulam na mídia e a publicação em fóruns do grupo (redes sociais), incentiva a divulgação entre estudantes do ensino fundamental, médio e/ou comunidade em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário